Três dicas para Restaurantes vencerem a crise



Desde o início da pandemia COVID-19, inúmeras empresas foram impedidas de funcionar. Segundo dados de uma associação de empresas da área de restaurantes e alimentos em Goiás, nas próximas duas semanas mais de 3.000 empresas deverão fechar de forma definitiva e mais de 12.000 pessoas perderão seus empregos.


É uma triste realidade.


Mas o que o empresário gastronômico pode fazer pra evitar o fechamento definitivo do seu estabelecimento? Como  fugir do super endividamento ou falência?


O primeiro passo é esquecer empréstimos sem que seja para uma situação extremamente pontual. Pegar dinheiro emprestado para pagar o aluguel de maio ou a folha não resolverá seu problema, já que o fechamento do comércio pode durar mais alguns meses, e você não poderá tomar empréstimos todos os meses para lidar com isso. 


Mas como então resolver?


Algumas medidas podem ajudar e vou te dar aqui três dicas:



1. Revisão do contrato de aluguel

O poder judiciário tem sido muito sensível com as ações que batem à sua porta. As empresas tem conseguido generosos descontos e moratórias para lidar com a questão do aluguel. 


Um cliente de nosso escritório conseguiu uma decisão para ficar três meses sem pagar o aluguel, e afastou o risco de despejo, negativação ou cobranças. Um juiz de Brasília chegou a dar um desconto de 75% do valor do aluguel para um empresário.


2. Revisão de financiamentos

Você já ouviu falar na Teoria da Imprevisão? Falamos muito desse assunto nos últimos dias. Em resumo, o juiz pode mudar as cláusulas do contrato em casos de acontecimento imprevisível, reduzindo o valor de parcelas e aumentando o prazo de pagamento. Vale a pena saber mais sobre essa opção, falando com seu advogado.


3. Recuperação Judicial


Pequenas empresas podem parcelar débitos em 24 meses, mesmo sem autorização dos credores, usando a Recuperação Judicial. Esse procedimento, previsto na Lei 11.101 ajuda o empresário a superar a crise financeira em seu negócio.



Gostou dessas dicas? Quer saber mais sobre a superação de crise econômica em virtude do COVID-19? Chama um advogado aqui.

Posts recentes

Ver tudo

Brasília - 61 3044-1604

Goiânia - 62 3998-3055

  • whatsapp
  • Facebook Basic
  • Twitter Basic
  • Preto Ícone Yelp
  • Preto Lugares Ícone Google
  • LinkedIn Basic
  • bandeira-brasil_318-63034